Pular para o conteúdo principal

O Segredo do Mangá






Eu sei que só posso posta uma Materia por dia ,mais ao Ver esse texto na Net fiquei com vontade de compartilha-lo com todos vocês que desejam o mesmo que eu ,depois que lerem saberão que o que importa não é a perfeição dos desenhos ,mais sim a maneira que se expressa as cenas ..Boa leitura 

''Esqueça tudo o que você acha que é mangá.
Esqueça os traços complicados, esqueça a anatomia compridona, esqueça aquelas naves espaciais, aqueles robôs transformistas (ui!), tire da sua cabeça aquelas técnicas com tons de cinza de fundo (os ultrapassadíssimos Pantone).
O mangá foi, é, e sempre será, simplicidade.
Se você não sabe, fique sabendo: o mangá se originou dos desenhos animados e dos gibis estadunidenses dos anos 20.
O pai do mangá se chamava Ossamu Tezuka. Você o conhece de animes clássicos como A Princesa E O Cavaleiro, Kimba, Dom Drácula.
Tezuka começou como todo mundo: copiando o estilo de um desenhista famoso na época. Ele copiou Max Fleisher (criador do Popeye e da Betty Boop) e, depois, copiou um sujeito chamado Walt Disney.
Tezuka acrescentou ao traço americano seu próprio talento. O resultado foi um gibi ágil, inovador, para a época com enquadramentos que, até então, eram impensáveis. Tezuka acrescentou aos quadrinhos um dinamismo na narrativa visual da história sem precedentes. E, é claro, aperfeiçoou os olhos dos personagens.
O traço de Tezuka sempre foi simples. Sem delírios, sem exageros e virtuosismos que vieram depois com Katsuhiro Otomo e tantos outros.
Tezuka se centralizava em duas coisas: numa boa história. Para isso, ele ia buscar idéias em tudo que lia, de Pinóquio aos clássicos da literatura mundial, de lendas chinesas à samurais, de cowboys a guerras no espaço), etc.
Depois passava isso tudo no desenho… E na forma como que esse desenho expressava a história.
A influência maior na narrativa do Tezuka veio do cinema. Ele acrescentou ao seu estilo uma coisa chamada enquadramento. O enquadramento era quando a imagem obedecia uma sequência visual,em que o autor passava uma mensagem através de tal sequência. Podia ser uma emoção, um detalhe, um simbolismo, valia tudo. Dessa idéia em movimento, Tezuka explodiu em criatividade e foi o responsável direto por tudo que você viu em matéria de mangá.
Tezuka se mantinha dentro de três idéias: idéia de roteiro, desenho simples, sequências de imagens de acordo com o que ele desejava expressar.
Por isso lhe digo: se você quer mesmo criar seu próprio estilo de mangá, se você quer mesmo ser um bom desenhista ou roteirista (ou mesmo ambos), esqueça os mangás trabalhados, sofisticados, feitos por equipes de desenhistas japoneses.
Faça como Tezuka.
Seja simples. ''


Fonte ''olha irreal ''

HED

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSES PARA DESENHO

Hoje estava procurando poses para serem usada como referencia para meu mangá ,acabei achando um site bem legal para quem sempre esta com duvidas sobre poses ( http://www.posemaniacs.com/ ) mas alem dele também achei uma materia em um Blog ( http://desenhistasautodidatas.blogspot.com/ ) e pensei em postar ela aqui ...abaixo esta a matéria e logo em seguida farei uma postagem  falando do  site Pose Maniac                                                   Referências, é bem verdade, nunca faz mal a ninguém (desde que você não fique escravo dela). Elas de fato tem o seu valor sobretudo, para a estruturação de um desenho bem elaborado, dentro da realidade e também diminui a possibilidade de erros de anatomia, perspectiva, iluminação, etc. Bom, acatando as vossas sugestões empreendi algumas buscas e apontarei algum sites que são rel...

Pokémons da 5ª Geração...{=+}

Entrando no clima de Pokémon (cortesia de Mystic ) eu resolvi posta sobre a 5 º geração dessas criaturas queridas por crianças por varias gerações ( Vai Pikachuuuuuuuuuuuu ) ..bom não tenho muito a fala hoje ,se divirtam com as imagens da nova geração ( a sim já estava esquecendo ,eu retirei as imagens do Site  http://www.portallos.com.br  )

First Golden Saints

Estes 12 Cavaleiros De Ouro foram feitos da autoria do fã Spaceweaver, um artista francês, que empunhou na sua criatividade à sua maneira do Zodíaco, usando nomes de origem judaico-cristã e um design das armaduras diferente do original.